quinta-feira, 3 de julho de 2008

*** O MÊS TAMUZ - CÂNCER ***


O mês de Câncer
Boletim para o mês de Câncer


O mês de Tamuz – Câncer


Tamuz é um dos três meses negativos do ano, juntamente com Tevet e Av. Em Tevet, o cerco a Jerusalém se iniciou, em Tamuz as muralhas em torno de Jerusalém foram invadidas, e em Av ocorreu a destruição dos dois Templos Sagrados em Jerusalém. A Cabala nos ensina que o curso da história se dá como um resultado dos processos cíclicos de energia durante o ano, e não por causa de eventos físicos. Logo, ao analisar a época em que cada momento histórico ocorre, podemos entender melhor por que ele ocorreu.

Tamuz é controlado pela Lua. Há sete planetas nos quais a Astrologia Cabalística se baseia: o sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. Cada planeta controla dois signos, exceto o Sol, que controla Leão (Av) e a Lua, que controla somente Câncer (Tamuz).

Marte controla Áries (fogo) e Escorpião (água)
Vênus controla Touro (terra) e Libra (ar)
Mercúrio controla Gêmeos (ar) e Virgem (terra)
Júpiter controla Sagitário (fogo) e Peixes (água)
Saturno controla Capricórnio (terra) e Aquário (ar)
a Lua controla Câncer (água)
o Sol controla Leão (fogo)

Como o sol e a lua controlam um signo cada um, é criada uma situação de desequilíbrio em cada um desses meses. Esse desequilíbrio faz com que o caranguejo, o símbolo do mês de Tamuz, ande de lado e não para frente e para trás. Isso também proporciona ao mês de Tamuz uma abertura para que um Câncer se inicie, sendo ele o único mês que leva o nome de uma doença.

No décimo-sétimo dia de Tamuz, Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei, trazendo para o mundo o poder e a energia da imortalidade. No entanto, os Israelitas e a multidão mista estavam impacientes com a demora de Moisés em descer do Monte Sinai, e construíram o Bezerro de Ouro, cuja visão fez Moisés derrubar e quebrar as Tábuas.. Esse momento foi marcado pela colisão de duas energias: o poder da imortalidade, e o caos, com sofrimento, depressão e morte.

O fato histórico da destruição das muralhas em dezessete de Tamuz foi simplesmente a manifestação da incompatibilidade entre o potencial do receptor espiritual e a realidade do desejo de receber para si mesmo.

Se não fizermos realmente um esforço para “amar o nosso próximo como a nós mesmos”, estaremos essencialmente optando pelo Bezerro de Ouro, e de forma similar, faremos com que nossas próprias muralhas sejam destruídas, iniciando-se assim uma quebra em vários aspectos de nossas vidas.

A palavra Sartan (Câncer), é composta de duas partes: Sar – remover e limpar toda a negatividade e Tan – caos, ódio, animosidade e todo aspecto de negatividade. O poder do mês de Câncer é remover qualquer problema ou situação negativa em nossas vidas que possam nos trazer essa doença.

De acordo com “O Livro da Formação”, de autoria do nosso Patriarca Abrahão, o mês de Câncer foi criado pelas letras hebraicas Chet (que criou Tamuz) e Taf (que criou a Lua). A lua é diferente de qualquer outro corpo celeste, já que muda de posição todo dia, muito embora permaneça visível. Ela inicia todo mês lunar como uma fina foice, e atinge seu brilho máximo no décimo-quinto dia. A partir do término do décimo-quinto dia, a luz da lua começa a minguar, sendo que esse ciclo se repete a cada mês.

Isso explica a grande sensibilidade do Canceriano. Ele parece necessitar de mais amor do que qualquer pessoa de outro signo. O minguar da lua faz com que ele sinta que sempre lhe falta algo, e isso leva à depressão. A cura para esses momentos de baixa é atenção e cuidado, compartilhar, amar e doar-se aos outros. Adicionalmente, os Canceriano precisam dar o melhor de si para desapegar-se do passado e enxergar além dos maus sentimentos e das mágoas. Essa é a única forma pela qual eles podem encontrar a verdadeira felicidade e amor.

Os Cancerianos são pessoas bastante caseiras. Seu lema é “minha casa é minha fortaleza”, e eles são fortemente ligados à família e ao lar. Adoram história e arqueologia – tudo o que lhes lembre o passado. Possuem um estômago sensível, já que esta é a parte do corpo onde lançam suas tensões e dificuldades emocionais não resolvidas.

Com ferramentas cabalísticas como o Zohar, o Ana Beco´ach e as letras do mês, podemos entender que somos responsáveis pelo que nos está acontecendo, e ao mesmo tempo construir um escudo protetor para qualquer caos na vida, além de tornar nosso sistema imunológico mais forte.

A Terceira refeição de Shabat, que nos supre com uma energia especial e força para manter nosso sistema imunológico livre de qualquer calamidade, constitui um suporte adicional durante o mês de Câncer, a fim de podermos construir uma muralha de saúde, felicidade e poder.



*Percepção do mês

Vivenciar lições passadas livra você de ter de reaprendê-las novamente no presente.Seja mais sensível com outros da mesma forma que você é consigo mesmo.

Tamuz é o único mês/signo regido pela Lua, que na Cabala representa o principio feminino no universo. A Lua também é associada com Malchut, o mundo físico da manifestação e de términos, dúvida e limitação. O símbolo é o caranguejo.

As letras hebraicas que nos conectam com a energia espiritual do mês são o Tav, que criou a Lua, e Chet, que criou o signo de Câncer. O Tav é a última letra do alfabeto hebraico e geralmente indica finalizações, limitações e fronteiras. O Chet é uma letra muito interessante porque é formada pela combinação do Zaín de Gêmeos com o Vav de Touro. Tomadas juntas, as letras nos dizem que podemos superar as influências negativas deste mês combinando os aspectos positivos dos dois meses anteriores.

O Chet é construído pelo Vav e o Zaín. O Vav é uma força de cura que nos conecta com os mundos superiores. Representa compartilhar, unidade, amor e equilíbrio. O Zaín é uma espada com o poder de elevar a realidade a um nível mais elevado e puro.

O Zohar nos ensina que os três meses mais negativos dos anos são Tamuz (Câncer), Av (Leão) e Tevet (Capricórnio). Na astrologia cabalística, o termo “negativo” se refere a julgamento. Durantes esses meses, descobrimos que o julgamento é mais direto: há menos misericórdia no universo, menos tempo entre causa e efeito e menos tempo entre as ações e suas conseqüências.

Perfil psicológico das pessoas nascidas no mês de Câncer e para todo o resto de nós:

- O medo de se magoarem pode imobilizá-los e impedi-los de tomar qualquer ação que possa beneficiar outra pessoa ou a eles mesmos;
- Para os cancerianos, as coisas estão sempre prestes a chegar a um fim. Eles podem ficar relutantes em se arriscar;
- O futuro os aterroriza. O passado por outro lado, fornece segurança e eles o recordam com grande prazer.

Mas lembre-se, limitações, finalidade, finalizações, restrições, dúvida e morte, tudo isso são ilusões. A Cabala nos diz que o mundo físico é a forma observável, audível, cheirável, tocável e saboreável dos mundos espirituais ocultos.

O mês de Tamuz nos dá a oportunidade de recobrar nosso equilíbrio, estabilizar nossas vidas, nos curarmos e superarmos as aparentes limitações do mundo físico através do uso do compartilhar e do amor. Fazendo isto, podemos ver além do mundo físico, até os Mundos Acima.

Texto extraído do livro Astrologia Cabalística, autor Rav Berg



*Emoções

Viver num caminho espiritual não significa deixar de ter os pensamentos e sentimentos que enchem nossas vidas a cada dia. Não há nenhuma necessidade de remover a felicidade, o amor, o medo, o desejo, a libido, ou mesmo a raiva a fim de seguir um trajeto verdadeiramente espiritual. De fato, o oposto é verdadeiro, e nossas emoções podem ser enormemente úteis em nos conectar com a Luz.

Nós precisamos fazer um pergunta básica: “Estamos no controle de nossas emoções ou será que são as emoções que nos controlam?” Nossas emoções são conectadas às freqüências especificas, ou às Emanações (as Sefirot), com que a Luz do Criador são radiadas dos Mundos Superiores. Cada uma das Emanações tem um nome e uma finalidade precisa. São como os portais através do qual a energia flui entre o exame e as dimensões espirituais. Como nós sentimos e, mais importante, a intenção e a motivação por trás de nossos sentimentos afetam a taxa e a quantidade do fluxo. Este mês nós temos a oportunidade de aumentar a energia positiva que flui em nossas vidas através de nossas emoções.

Eu gostaria de focalizar uma emoção muito importante que é o amor. Os Cabalistas falam de dois tipos de amor: amor de ego e o amor de compartilhar. O amor do ego é quando nosso amor é CONDICIONAL em cima do que a outra pessoa nos dá como retorno. É um amor cujo foco é em mim (ego). Amor de compartilhar é quando nós sentimos um desejo inato em se importar com o outro, mesmo se ele não dá nada em retorno. É um amor independente de qualquer coisa. É um amor cujo foco seja “o outro” e não “eu”. É o amor incondicional que nos conecta com a Luz do Criador e traz as verdadeiras bênçãos e plenitude que todos nós procuramos.

E é este tipo de exame que põe nosso crescimento espiritual em teste. Nós podemos fazer 101 conexões espirituais diferentes, mas se não formos constantemente despertando e aumentando esse amor incondicional pelo próximo, nós não estamos se conectando a Luz do Criador. Cada um de nós tem a habilidade de abrir acima um canal do amor este mês. Quanto mais nós praticarmos um amor sem nenhuma condição, mais esse canal de amor vai jorrar em nós e no mundo. E acredite, essa é a tarefa mais desafiadora que existe. Ela vai de encontro com a nossa natureza (leia-se ego), e para maioria dos povos parece ser impossível. Mas é possível, e é o nível mais elevado de espiritualidade que nós podemos aspirar.

Tenha um mês maravilhoso,



*Antídoto

Abraão compreendeu que a semente do câncer está plantada durante este mês. Pode demorar anos para se mostrar, mas este (o mês de Tamuz) é o lugar onde o câncer começa. Como ele começa? Contrário a sabedoria convencional, o câncer não é causado pela genética ou por fatores ambientais. A raiz do câncer é a consciência. No aramaico, a palavra para câncer é “Sartan”. As duas palavras que criaram Sartan são o “Sar” que significa “remover” e “Tan” que significa “confusão”. Abraão forneceu às gerações futuras o segredo de impedir o câncer: remova a confusão. Qual é a conexão entre a confusão e o câncer? Os especialistas em câncer explicam que cada célula do corpo tem seu próprio DNA que o comanda. Quando a informação dentro do DNA se torna caótica, faz com que as células cresçam, anormalmente.

No inicio, o sistema imunológico mata essas células cancerígenas, mas se as células continuarem a crescer, as células caóticas oprimem as células “saudáveis” tendo com resultado uma avaria no corpo. O DNA torna-se caótico. O que isso realmente significa é que o DNA se torna uma confusão.

A ciência nos diz que as células cancerígenas contêm uma carga negativa extra em comparação às células normais. De acordo com a Cabala essa carga negativa é o Desejo de Receber Somente para Si Mesmo. Ou seja, a razão da carga negativa extra nas células cancerígenas é o desequilibro entre a carga negativa e a positiva da célula. Quando nós somos confusos e obcecadas sobre os detalhes de nossas vidas nós estamos “afundados” no nosso Desejo de Receber Somente para Si Mesmo.


“Quem tomará conta de mim?”
“Quem me dará amor?”
“Quem me dará?”
“Eu, eu, eu”.


Quando nos encontramos afundados em nós mesmos, nós devemos lembrar de sair! Esse é o foco que devemos ter: parta – vá para fora de si mesmo, ajude e pense no outro! Enxergue a luz da verdade: “Eu não sou meus sentimentos!”

Apenas porque me sinto como um perdedor não significa que eu seja um. Adicionalmente, se eu for um “zero”, por que eu confio em meus sentimentos? Eu não posso confiar em alguém que se acha um “zero”! Eu vou e escolho um dos 72 Nomes e faço meu foco diário. Escanear o Zohar vai me conectar com a Força Poderosa da Luz do Criador e vai reprogramar meu DNA físico e espiritual e me ajudar no desafio que eu estou enfrentando. Este é um mês poderoso.

Tudo do melhor,
Yehuda Berg



*Professor Shmuel Lemle explica:
As emoções estão engrandecidas e os sentimentos estão mais profundos. Existe uma falta de clareza e uma tendência à depressão. Abraão, o primeiro Cabalista, nos ensina que durante este mês (Tammuz) o universo nos desafia com a confusão por um único motivo: para nos oferecer uma oportunidade de fortalecer nossa certeza. Não é possível ter certeza na vida enquanto você não determinar a confusão e as dúvidas. A confusão que você está vivenciando agora é uma vacina. A vacina geralmente inclui uma pequena dose do próprio veneno, que propicia ao corpo a oportunidade de superá-lo. Entretanto a confusão este mês se torna a causa de sua clareza. Passa a merecê-la, e é sempre daí que vem a plenitude.



*Consciência mensal, por Rav Berg
A doença física e espiritual do câncer nasce em Tamuz, daí o nome “câncer”. O câncer pode ocorrer nos negócios, relacionamentos, e no corpo físico. O Zohar, entretanto, explica que antes de ser criada a doença, primeiro se originam o antídoto e a cura. Este mês é o nosso antídoto e o processo proativo de cura. Devemos dirigir nossa consciência para a cura durante este período. Esforce-se mais para garantir que todas as ações e realizações incorporem preocupação e tolerância pelos outros. Mantenha sua conexão com a Luz para garantir cura e bem-estar em todas as áreas de sua vida.



*Os Ciclos Cósmicos
Tamuz é um dos três meses negativos do ano: Tevet, Tamuz e Av. Em Tevet começou o assédio de Jerusalém, em Tamuz os muros de Jerusalém foram penetrados e em Av aconteceu a destruição dos Templos Sagrados (foram duas vezes). A Cabala nos ensina que o curso da história se revela como resultado dos processos cíclicos de energia, não como resultado de eventos físicos. Por conseguinte, olhando cada momento em qual ocorre cada feito histórico, podemos entender melhor por que aconteceu.

No 17º dia de Tamuz, Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei, trazendo ao mundo o poder e energia da imortalidade. Mas os Israelitas e a multidão mista, enquanto esperavam impacientemente que Moisés descesse do Monte Sinai, construíram o Bezerro de Ouro;
Moisés, ao vê-lo, quebrou as Tábuas. Este momento foi marcado pelo choque de duas energias: o poder da imortalidade e o caos com sofrimento, depressão e morte.

O feito histórico de que os muros do Templo Sagrado foram derrubados no 17º dia de Tamuz foi, simplesmente, uma manifestação da incompatibilidade entre o potencial do Recipiente espiritual e a realidade do desejo de receber para si mesmo.

Se não fazemos o esforço de “amar ao nosso próximo como a nós mesmo”, estamos essencialmente, elegendo o Bezerro de Ouro e similarmente, estamos causando que nossos próprios muros se derrubem e que se inicie a destruição em vários aspectos de nossas vidas.



*Por que sofremos?
Cada mês escrevo sobre temas que creio que te ajudarão da melhor maneira a manejar os obstáculos que você pode está enfrentando em sua jornada espiritual. Este mês respondi duas perguntas muito importantes, que sinto que poderão servir a todos os leitores.

P: Por que sofremos? R: Para os viajantes do caminho da espiritualidade, a resposta não é que a existência é cruel ou que todos nós merecemos castigo. Segundo os Cabalistas, de fato, a resposta é o contrário. Sofremos porque nós merecemos a abundancia.


Para que nós possamos conectar com mais Luz, às vezes é necessário que o Criador quebre nosso Recipiente para que possamos construir um maior, e é assim que aparecem as enfermidades de o sofrimento. Esta é a explicação para a noção paradoxal que afirma: Primeiro o Criador põe a água dentro. Logo Ele prepara a vasilha.

A abundancia está aqui para todos nós, e só precisamos de uma vasilha suficientemente grande para contê-la. Para crescer, precisamos romper nossa vasilha pequena e construir uma maior. Em outras palavras, o Criador sempre prepara a cura antes da enfermidade, ou a solução já está contida no problema.

Há muitos motivos pelos quais as pessoas podem sofrer, mas se você está lutando pela Luz, deve simplesmente considerá-lo como uma oportunidade de melhorar sua vasilha e atuar em conseqüência. Se simplesmente está tratando de atravessar o sofrimento, então você tenha perdido uma oportunidade.




*Quem puxou o gatinho?
“Calma, você vai terminar ficando doente de tanta preocupação”. Todos nós já temos escutado algo assim em algum momento em nossas vidas. Expressões como estas ressaltam a conexão entre o estado de sua mente e o estado do seu corpo.

O Zohar fala diretamente desta conexão. Diz que nossas emoções negativas – a ira, a raiva, o ego e todos os impulsos reativos – se manifestam como enfermidades em nossos corpos. Dá medo, não é? Posso escutar você pensando: “E o que acontece com os estudos que vinculam a enfermidade com a comida, o meio ambiente e o DNA?”

O Zohar diz que essas são as meras armas utilizadas pelas forças negativas para infligir julgamento sobre nós; julgamento que geramos através de nossas ações de ego e intolerância.

Mas, quem puxou o gatilho para ativar a enfermidade e permitir que estes alimentos ou os genes nos danem? Nós mesmos.

Em outras palavras, O Zohar pergunta: Por que uma alma escolheu um corpo com um DNA especifico e uma predisposição a uma enfermidade em primeiro lugar? E por que alguns destes genes que causam enfermidade se ativam e algumas vezes permanecem latentes? Por que uma pessoa que fuma quatro maços de cigarro tem um ataque de coração na idade de 50 anos e outra pessoa que fuma quatro maços de cigarro ao dia vive até 110 anos?

A resposta do Zohar é algo parecido com isso: imagine um assaltante desconhecido que dispara em alguém num beco escuro e o mata. O que diria o boletim de ocorrência se só descrevesse como funcionava o revólver e como a pressão do ar moveu a bala através do cano do revólver?

Uma informação bastante inútil, não? Enquanto isso, na semana seguinte o assassino atacava de novo, disparando e matando outra pessoa. Desta vez obtemos outro boletim de ocorrência que explica como funciona a pólvora.

O que importa saber como funciona o revólver? A arma não pode matar por si só. Queremos saber: quem puxou o gatilho?

É por isso que todas as informações médicas sem fim que lemos a cada dia somente tratam sobre a ponta do iceberg, seja o nosso DNA ou a deliciosa dieta de almôndegas e batata fritas. O Zohar nos ensina que quando nos comportamos com egocentrismo, estamos ativando estas armas. Entretanto, quando resistimos aos nossos impulsos egocêntricos e reativos, os desativamos.

Neste mês, tenha tudo isso em mente cada vez que interaja com alguém em sua vida, amigo ou desconhecido, inimigo ou membro da família. Você deve saber que seu comportamento e a saúde são um e o mesmo.



**Yehuda - fonte: http://www.kabbalah.com/




Fique na "Luz Divina" !!!

segunda-feira, 30 de junho de 2008

*** TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR ***


Dia, noite, masculino, feminino, bem, mal; num universo de polaridades não poderia ser diferente, somos todos bipolares. Em se tratando do Transtorno (Afetivo) Bipolar definido pela Psicologia como doença caracterizada pela alternância de humor, a pessoa sofre com picos de euforia (episódios de mania) e de depressão, entremeados por períodos de normalidade. Mas o que é mania? Gosto levado ao extremo? Idéia fixa? O que é normalidade? O que está de conformidade com a norma? Quem a ditou? Quando? Já mudou? Isso não é mais normal? Quais as novas tendências? Está na moda? Quem criou? Quem copiou? No caso é o comportamento da maioria das pessoas frente a uma situação ou acontecimento; é comum que transformemos o comportamento da maioria, seja ele correto, adequado ou não; em conceito de normalidade sem maiores questionamentos.

As linhas divisórias que demarcam a normalidade ou não das atitudes sofrem a ação dentre outras coisas da educação e da cultura. Certos comportamentos são normais para determinado grupo cultural e para outro são patológicos. Exemplo, no Brasil pessoas que se encontram num velório e que "perderam um familiar", podem chorar gritar, descabelar-se sem maiores problemas; porém, caso alguém apresente atitudes como essa num velório no Japão, corre o risco de ser medicado ou internado.

No estado clássico de bipolaridade antes rotulado de PMD (Psicose Maníaca Depressiva) as alterações dos estados de euforia para depressão, ou vice-versa, podem acontecer repentinamente e desencadeados por motivos banais. Sendo assim, para conquistar o rótulo de Bipolar (serve de álibi e até como "abridor de portas" – cuidado comigo!) e, ou, para até conquistar uma camisa de força química de grife (medicamentos de última geração) ou de genéricos; antes de chegar nesse ponto de status, você deve causar muito espanto nas pessoas consideradas normais ou tornar-se incapaz de executar as tarefas cotidianas até que seja diagnosticado como tal: um bipolar da hora, da moda.

O auto-diagnóstico é possível?

Até pode ser, embora seja complicado, nossa auto-imagem é muito distorcida, pois fomos educados a nos camuflarmos e a sempre buscar culpados externos para justificar nossas atitudes e reações. Nosso olhar está sempre voltado para o público externo; no máximo admitimos - com certo orgulho disfarçado - não sermos normais. Claro que depende dos nossos interesses inconscientes.
Dica: deseja um doce depois do salgado – um salgado depois de um doce? – certamente é um bipolar.

Por que estamos nos tornando a cada dia, mais semelhantes aos bipolares clássicos prontos para serem medicados?

Entender o mecanismo não é tão complicado: ainda mais reagimos a estímulos do que agimos após o uso do raciocínio crítico. O Universo conspira contra nós ou a nosso favor depende da mensagem que enviamos. É fato, solicitamos cada acontecimento, pois o tempo todo emitimos energia através do pensamento, sentimento e atitudes e o Cosmo nos retribui com fatos e pessoas que se aproximam de nós e, reagimos sem pensar.

No ritmo de vida anterior (antes do estresse crônico) muitos portadores do distúrbio não percebiam essas mudanças ou consideravam que as alterações do humor tivessem origem em acontecimentos fortuitos, ou por um fator momentâneo e, considerado "forte"; daí, justificável pela maioria. Isso ocorre devido à perda do senso crítico e da capacidade de avaliação objetiva das situações, que ficam prejudicados ou ausentes. A verdade é que nunca fomos bons nisso: inteligência crítica e bom senso.

O atual aumento da percepção do problema decorre da aceleração e multiplicidade das experiências, pois, nessa situação, nossas desculpas e justificativas são desmentidas a jato.

A verdade é que sempre fomos bipolares; apenas de hora em diante seremos obrigados a aceitar.

Quais os sintomas segundo a psicologia?

De forma resumida:

Humor Eufórico – "E aí cara; tá alegre por quê?".
Coisas banais como a vitória do nosso time ou a derrota do eterno adversário pode nos levar a comemorar ou a um estado de luto; exemplo, o Corinthians ganha alegra os corintianos e entristece os palmeirenses. E até extravagantes acontecimentos como a euforia após a dispensa de um desafeto no ambiente de trabalho; a notícia da prisão ou da morte de um político corrupto...

Distração – Cadê o capacete? – Ah! seu guarda, acho que esqueci em casa.
A perda acelerada de memória recente e a falta de concentração decorrentes do estilo de vida atual nos tiram a paz; o que pode em breve nos levar a receber o rótulo de DDA (portador de deficiência de atenção).

Exaltação – Ir do oito ao oitenta sem senso crítico é o material de criação da obesidade do Ego – nos empolgamos com facilidade. O contra senso desse distúrbio, é a perda da auto-estima frente a situações banais. Na atualidade viajamos do céu ao inferno em minutos.

Gastos Excessivos – Somos ao mesmo tempo "muquiranas" e perdulários tão incoerentes quanto malucos. Algo do tipo: pessoas que economizam na comida, mas precisam de trinta pares de sapato e, uma interminável sucessão de exemplos.

Irritabilidade – Quando apenas nos sujeitamos a reagir ao invés de agir, estamos propícios a reações paradoxais – fazer tempestade em copo d'água está cada vez mais fácil. A cada dia nos tornamos mais hipersensíveis a estímulos corriqueiros. As cobranças do óbvio que deixamos de fazer por descuido, por exemplo, nos transtornam: "Meu bem; trancou a porta?" "Querido, deu descarga?" "Já fez a lição de casa?" E podem nos levar á loucura.

Impaciência - A cultura do "fast" – tudo para ontem – reforça cada vez mais a ansiedade e a pressa. A paz ciência ou ciência da paz exige raciocínio crítico e mente calma. A impaciência nos leva a reações paradoxais: Não consigo parar de comer; mas sofro de bulimia. Não consigo respirar; mas tenho apnéia do sono. Não sou capaz de evacuar; mas tenho dor de barriga de medo quando tenho que desempenhar uma simples tarefa, como responder a uma questão de prova ou visitar um cliente do qual dependo para pagar minhas contas.

Pensamento acelerado – Estar a mil, conquistar tudo num espaço curto de tempo para tornar-se bem sucedido é a realidade do ser feliz ou vencedor segundo os valores da sociedade atual.

Aumento de energia e disposição – Sob certos estímulos nem sempre importantes parecemos ligados no 220w, ficamos com a corda toda; em seguida, demoramos a pegar no tranco, a ponto de precisarmos de doping (estimulantes como a cafeína) para levar um simples dia a dia.

Otimismo exagerado – Tem dias que "viajamos na maionese", colocamos os óculos de lente cor de rosa e, com isso a vida se torna linda e maravilhosa sem motivos inteligentes nem adequados – logo depois, sem mais nem menos, ao menor contratempo, trocamos de lentes e passamos a enxergar tudo escuro e sem perspectivas de sucesso.

Aumento da auto-estima – quando passamos a nos "achar" sem motivos estamos a um passo do ridículo – é diferente de gostarmos de nós mesmos de forma coerente e inteligente.

Falta de senso crítico – Não se enxerga não? Somos especialistas em detectar esse distúrbio no próximo, porém nos ofendemos quando somos diagnosticados seja em pensamento ou na "lata".

Insônia – Perdemos o sono por situações banais que se resolvem por si só; mas, temos uma sonolência profunda quando temos que decidir algo importante para nossas vidas. Sono de mais ou sono de menos na hora errada e no momento inoportuno, são indicadores de bipolaridade.

Pavio curto – "Qual é meu?" Para que isso? - A perda da capacidade de contenção é confundida com a falta de paciência que a maioria nunca teve.

Há graduações na bipolaridade?

Em casos mais graves podem ocorrer: abuso de álcool ou drogas lícitas ou não. Delírios e alucinações. Desinibição exagerada ou desejo de desaparecer para sempre sem pensar em suicídio. Comportamentos inadequados que assombram os expectadores. Idéias de suicídio. Em se tratando de drogas ilícitas o consumo aumenta a passos de tartaruga se comparado com o avanço das drogas lícitas: comida e remédio – hoje as pessoas bipolares comem remédios para o sobe e desce da pressão arterial, das variações da glicemia, dos transtornos do humor, da libido...

Sintomas da fase depressiva?

Sintomas que podem surgir num episódio de depressão: Sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio. Isolamento social e familiar. Apatia, desmotivação. Desânimo, cansaço mental. Dificuldade de concentração, esquecimento. Aumento do sono. Alteração do apetite. Pessimismo, idéias de culpa. Baixa auto-estima. Redução da libido. Com certeza, grande parte dos bipolares está nessa fase. E daí? Auto diagnosticou-se? – Está nos conformes da normalidade?

Como fica o corpo físico nessa brincadeira?

Em casos graves ocorrem: Dores e problemas físicos, como cefaléia, sintomas gastrintestinais, dores no corpo, nas articulações e pressão no peito. Idéias suicidas. No Transtorno Bipolar, essas alterações são persistentes e os sintomas mais comuns são humor eufórico, irritabilidade, impaciência e exaltação, nos episódios de mania, e isolamento social, vazio, insegurança e desespero, nos episódios de depressão.

Quem pode nos ajudar?

O ideal é o auto diagnóstico. Mas, é importante que familiares e amigos saibam reconhecer esses sintomas para direcionar o portador do distúrbio a um tratamento apropriado.

Qual o melhor tipo de tratamento?

Segundo a visão da ciência oficial; atualmente a combinação de medicamentos com a psicoterapia é o método mais adequado para tratar o Transtorno Bipolar. Quanto mais cedo a pessoa for diagnosticada e fizer uma terapêutica adequada, melhor será sua recuperação, manutenção e qualidade de vida. Será que apenas isso basta? O que é uma terapêutica adequada? Conversar com um psicólogo a vida inteira? Tomar drogas que funcionam como camisa de força?

Claro que esses recursos são válidos até certo ponto e até um certo momento – porém são paliativos; recursos que a Natureza nos oferece até que façamos a nossa parte. Portanto, a educação preconizada por Jesus como psicoterapeuta, médico e educador é um dos caminhos... Quem quiser que o siga. Copiando Jesus, segundo a ciência da psicologia: o conhecimento da doença e do processo de recuperação pelo paciente também é importante, pois assim ele aumenta as perspectivas para uma vida produtiva, com estabilidade, qualidade e felicidade. Também é importante? Correção: é essencial, pois todo bipolar posiciona-se onde deseja e pelo tempo que quiser – na depressão ou na euforia – no bem ou no mal...

Dica de última hora
"Vigia e ora", pois do nada, aquele desejo impulsivo pode transformar-se numa cruel realidade cujas reparações se farão num planeta distante. Somos seres ainda agressivos e com ímpetos para a violência; a cada dia mais sem contenção. Aquela irmã chata e "peripakosa", pode levar um soco no nariz e ir para cirurgia ao apenas nos contradizer. Aquele desejo de atirar na parede aquela criaturinha que não para de chorar quando queremos dormir ou jogar pela janela do sexto andar a criança índigo que nos enche o dia todo é uma possibilidade que fará muita gente (aparentemente boa) morder a língua logo (cada vez mais rápido) depois julgar de forma crítica alguém, a ir colocar-se no banco dos réus. Pois, nossas pequenas vinganças contra os que afrontam nossos pobres desejos podem transformar-se em crimes hediondos. Esse é nosso aviso; um dos que ofertamos aos nossos pacientes no trabalho diário de médico de almas. Mas, como todo bipolar às vezes; tenho ímpetos de ajudar alguns pacientes a irem fundo nas suas necessidades...
Paz e Juízo para todos nós...

*Enviado pela Terapeuta Marilena Rodrigues


Fique na "Luz Divina"!!!